Com a tela “Executar 2“ montada conforme figura 1, e com a colhedora localizada em um local onde o Cortador de Base não toque o chão quando a suspensão estiver totalmente abaixada, ligue a colhedora e inicie o procedimento a seguir.
Passo 1
Verifique o sensor de posição
1.1. Coloque a suspensão da máquina totalmente para cima e verifique se o indicador de altura do corte de base está indicando 400.
1.2. Coloque a suspensão da máquina totalmente para baixo e verifique se o indicador de altura do corte de base está indicando 0.
Atenção: caso os valores 0 e 400 não forem encontrados ou estiverem com variação de + ou – de 20, acione o responsável pela manutenção e informe que o sensor de posição não está devidamente calibrado;
Passo 2
Verifique o sensor de pressão (Auto Tracker)
2.1. Regule a altura de trabalho para 100 e a altura de manobra para 300.
2.2. Regule a pressão de vazio para 25 Bar e a pressão de trabalho para 50 Bar.
2.3. Ligue o industrial e coloque o motor na rotação intermediária até que o óleo hidráulico atinja pelo menos 55° C.
2.4. Coloque o motor na rotação de trabalho (2100 RPM) e acione a tecla M na alavanca multifuncional (esta tecla liga o Auto Tracker).
2.5. Nesta etapa a máquina deverá buscar a altura do corte de base de 100.
2.6. Coloque agora o motor na rotação intermediária.
2.7. Nesta etapa a máquina deverá buscar a altura do corte de base de 300. Atenção: caso a máquina não encontre as alturas 100 ou 300, acione o responsável pela manutenção e informe que o sensor de pressão não está devidamente calibrado.
Trabalhando com o Auto Tracker
Após a confirmação de que o Auto Tracker está com o seu funcionamento normal (passos 1 e 2), defina o seguinte, como especificado a seguir.
Altura de trabalho
esta é a altura em que o corte de base estará sempre buscando (como referência inicie com o valor de 40).
Pressão de trabalho
esta é a pressão de referência para o corte de base, ou seja, toda vez que esta pressão for atingida, a máquina subirá (como referência inicie com o valor de 60 Bar). A tabela 1 apresenta uma base de referência entre as unidades Bar e PSI.
Observação: caso verifique que seja necessário alterar a pressão de trabalho ou a altura de trabalho, faça estes ajustes manualmente diretamente no monitor. Ex.: se você verificar que o “toco“ está muito alto ou que a máquina está subindo com muita frequência, você pode reduzir a altura de trabalho ou aumentar a pressão de trabalho diretamente no monitor.
A partir deste ponto, basta alterar a rotação de trabalho no final das linhas de cana, e a colhedora irá se levantar, você fará a manobra, e antes de iniciar a colheita da nova linha de cana, altere novamente a rotação do motor para 2100 rpm, pressione a tecla M e a máquina buscará a altura de trabalho.
Verifique os sensores de posição e de pressão todos os dias.
Figura 1 – Tela Executar 2
Indicadores do Auto Tracker
Tabela 1 – Conversão de unidade de pressão
A economia de combustível fazendo-se manobras a 1500 RPM com os implementos desligados pode chegar a até 75% em relação a manobras feitas a 2100 RPM com os implementos ligados. Realizar as manobras em três etapas (preservação do material rodante).
Acionamento do industrial
Fazer o acionamento preferencialmente em rotação intermediária ou baixa.
Faquinhas do despontador / triturador / disco de corte lateral
Repor sempre que houver quebras ou desgaste.
Facas do cortador de base
Fazer a troca ou rodízio sempre que o raio de ataque estiver superior a 5 cm.
Facões do picador
Fazer a inspeção diária e trocar sempre que houver desgaste ou desuniformidade de corte. Verificar diariamente o sincronismo entre os facões.
MATRIZ
Pirajuba
Rua Anoel Jose Da Silva, 160 Jose Francisco de Souza II, Pirajuba – MG, 38210-000